quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

CHANDRA SANTOS PORTAL DE EVENTOS

Pauta cultura e artes visuais RJ:
In Vitro Rio – Mario Fraga 

Está em fase de execução na cidade do Rio de Janeiro o projeto de Arte Pública “In Vitro Rio – Mario Fraga, onde o artista retorna à pintura no interior de grandes vidros laminados. Trata-se de uma instalação pictórica do pintor e arquiteto Mario Fraga, formada por  40 módulos de vidro laminados de 3,20 metros de comprimento por 1,20 de largura cada peça. Mario Fraga trabalha com pintura e materiais não convencionais e possui obras em espaços públicos, coleções e galerias. Já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior  Desde 1989, o artista se dedica à pesquisa In Vitro, técnica desenvolvida em parceria com a Pilkington Brasil (Blindex) e agora com a empresa Vitral. 

Unindo arte e tecnologia, a obra será instalada em espaço público no Rio de Janeiro em 2019. O conjunto desenha no espaço uma perspectiva sinuosa de pinturas justapostas. O trabalho propõe um olhar espacial integrando à arquitetura do lugar, uma gama de transparências, reflexos e superposição de cores, nuances que criam atmosferas nos ambientes de passagem, onde o ir e vir das pessoas interage com a cinética da obra, transformando no espaço e no tempo, cores e formas.

Outros trabalhos com a técnica de vidros laminados pintados à mão foram expostos   no MAM Rio em 1991, e em 1992, no MASP. Há obras em locais públicos, como no hotel AFPESP, no Guarujá, na Galeria Fórum de Ipanema, no Rio de Janeiro, e, desde 2002, na Estação Anhangabaú, na capital paulista, quando o artista fez parte do projeto Arte no Metrô.

Estão previstas visitas guiadas à obra, bem como oficinas e palestras gratuitas   em escolas públicas. O site do projeto já está disponível ao público com todas as informações:  www.invitro-mariofraga.com

Aprovado na Lei Rouanet por meio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, o projeto propõe levar ao público uma arte aberta e participativa, onde os visitantes integram-se à obra.


Acha que consegue dar uma notinha?

Permaneço à disposição!

Chandra Santos



_________________________
_________________________
CLIC NESTE LINK
_________________________
fale com nossa diretoria
libanoatallah@terra.com.br  

artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah