quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SERGIO GONÇALVES GALERIA - CADERNO CULTURAL A REVISTA




 SERGIO GONÇALVES GALERIA
apresenta 
Exposição
"Deneir - Da bandeirinha à Bandeira"
Rio de Janeiro
Inauguração no próximo sábado 19/11/2016

A Sergio Gonçalves Galeria convida a todos para a abertura da exposição individual do artista Deneir, "Deneir - Da bandeirinha à Bandeira" no próximo sábado (19), de 14h às 18h. Com entrada franca, a mostra ficará em cartaz até 30 de dezembro, de terça a sexta, das 11h às 19h e sábado, das 11h às 18h.

Com texto de Anna Paola Baptista, "Deneir - Da bandeirinha à Bandeira" apresenta 12 obras feitas com os mais diversos materiais de descarte cotidiano. De acordo com a crítica,  "Por vezes (Deneir) utiliza a reunião de elementos dispares para compor um novo todo, artifício que remete aos processos da "assemblage". Outras tantas, pulveriza seu material transformando-o em matéria prima com a qual compõe o desenho e a cor na superfície, criando uma espécie de "pintura a alumínio" que se vê, por exemplo, nas bandeirinhas", enumera.

Baptista destaca também as influências da arte moderna nas obras do artista: "No âmbito da expressão de brasilidade que emerge da obra de Deneir, o mergulho no grande caldeirão da arte moderna é facilmente reconhecível: Ele partilha com a tradição internacional do "ready made" o rompimento das fronteiras entre o trabalho artístico e vida cotidiana e o gosto pelo uso de objetos banais, antiartísticos, mas torna-se seu avesso pela transformação que neles promove a partir de um processo que reverencia a artesania e o bem-fazer; Ele também reiventa o impressionista neo-impressionista pintando com alumínio obras nas quais tanto a cor quanto o desenho são formados pela lata cortada. Da arte brasileira abraça as tradições de Volpi e Palatinik", analisa.

Variando da bandeirinha à Bandeira, a arte de Deneir, pelos materiais utilizados e pelas temáticas abordadas, vincula-se ao mesmo tempo às discussões sobre a sustentabilidade ambiental, o multiculturalismo e à constância das tradições da cultura popular brasileira no âmbito da arte contemporânea.

Sobre o artista
Deneir de Souza Martins nasceu em 4 de julho de 1954, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio. Começou a vida artística aos 19 anos, quando freqüentou um curso livre de arte. Em 1992, ao participar da Rio 92, mudou completamente o seu conceito em relação à arte e passou a adotar a reciclagem como linguagem artística. Em 1993, tornou-se funcionário público da Secretaria de Estado de Educação na função de Animador Cultural, que exerce até hoje. Ministrou oficinas de criação artística e confecção de brinquedos em várias instituições e eventos, como Museu de Belas Artes, Paço Imperial e Maison du Brésil – Cité Internationale Universitaire de Paris. Também confeccionou brinquedos e engenhocas para diversos programas de TV. 


 
Assista neste link (https://www.youtube.com/watch?v=4ozom56iV00) uma oficina de produção de brinquedos com o artista.

Morador de Magé - município situado entre a Baixada Fluminense e a Região Serrana, em 2007 recebeu o prêmio personalidade destaque da Baixada e em 2012, o Prêmio Baixada. Deneir já expôs seus trabalhos na Espanha e na França. Ele é representado pela Sergio Gonçalves Galeria.


MATÉRIA ESPECIAL DE CHANDRA SANTOS

Chandra Santos
                
 
www.portalseteartes.com.br 
Facebook   
Twitter  
Whatsapp: 21 976 698 039
______________________________________________________
______________________________________________________


Exposição de Ana Duraes na Sergio GoncalvesGaleria dia 30 de novembro, 14 h. Novos Pretos Novos com curadoria e texto de Marco Antonio Teobaldo. — em Sergio Gonçalves Galeria.

"A partir de fatos históricos e suas implicações socioculturais na formação do povo brasileiro, a artista Ana Durães remonta o passado e o conecta ao presente a partir de personagens encontrados nas obras de Rugendas e de fotografias capturadas na internet... A artista atendeu esta espécie de chamado da Mama África e elaborou um discurso sobre a insistência histórica de se manter o negro à sombra da exclusão social, criando um repertório que clama por um lugar melhor... Por meio de seu trabalho, Ana Durães atribui personalidade a cada um destes rostos revelados em Novos Pretos Novos, numa tentativa de recuperar a dignidade seqüestrada no passado. "
Marco Antonio Teobaldo






Exposição Individual de Ana Duraes com texto e curadoria de Marco Antonio Teobaldo 
Sergio Goncalves Galeria

Rua do Rosário, 38
20041-000
Rio de Janeiro



CADERNO CULTURAL A REVISTA É UM ÓRGÃO DA

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah