quinta-feira, 10 de maio de 2018

"FRONTISPIECI & HIS EXPLANATION" - WILLIAM HOGARTH - LÍBANO CALIL ATALLAH


"FRONTISPÍCIO"
planche 1
Pois é, nobres expectadores e admiradores do belo, estamos diante de uma das mais importantes suítes do maior, mais famoso e importante artista inglês, William Hogarth (Londres. 1697/1794).
Estas obras foram compostas, primeiramente em gravuras originais, com tiragem de duzentos exemplares cada, em papel elefante e em formato in fólio, em 1725, diferentemente de outras que ele interpretava de telas, pinturas, por ele mesmo executadas magistralmente. Lembremos, contudo que estas foram compostas para esta edição final de 1822, pela Heath Edition de Londres. James Heath era o gravador de sua Majestade o Rei Jorge III, depois em 1820 Rei Jorge IV e da corte inglesa, para sermos mais precisos e avaliarmos a qualidade e importância desta série.
Foram confeccionadas exatamente para ilustrar o poema intitulado "Hudibras", o épico que bate de frente com a burguesia do século XVII, de autoria de Samuel Butler, o poeta satírico de Londres nascido em 1612. Percebem, prezados leitores, olhem bem o estilo, não podia deixar de ser assim, digo satírico, Hogarth era por natureza critico severo de costumes ingleses, admitamos, ex-bons, agora degenerados, para explanarmos precisamente.
Hogarth é considerado pai inquestionável e precursor influenciador da tradicional sátira inglesa. Sua capacidade de criar obras heptra humoradas é, até hoje em dia a mais brilhante.
Era exímio gravador, porém após estudar com Sir James Thornhill agora já em 1730, se estabelece como pintor de retratos.
Tendo a origem e a vida que teve, sob as mais rudes circunstancias sociais, causadas por descuidos financeiros impostos pelo pai, pobre professor de latim, ao mesmo tempo, Hogarth compunha imagens anedóticas  criticas, mas com todo brilhantismo e genialidade que se é permitido exigir de um artista em sua época.
Então, com isso ganhou reputação eterna, virou ícone. Foi de sua escola que outros grandes mestres sugiram, influenciados, lembremo-nos do próprio Voltaire, o filósofo da revolução francesa, que mesmo sendo francês, admitiu ter sido influenciado e deu a procedência de seu pensamento. Estas pranchas são prenúncios de seus trabalhos mais críticos, tornando-se assim de grande relevância para o futuro dos trabalhos do artista. 
"Frontispiece & His Explanation" é a portada composta para suíte acima intitulada. É um monumento fictício em memória do autor do poema "Hudibras". No segundo plano, o principal, está o túmulo de Samuel Butler, que tem esculpido como alegoria um sátiro como genio de Butler, que conduz a carruagem carregando o Monte Parnaso tendo em seu  topo o Pégaso e ainda defende a honra da espécie humana, brandindo com um chicote, dirigindo o açoite para os pecados representados por personagens vestidos simbolicamente como hipocrisia, rebelião e ignorância.
No primeiro plano e a esquerda, está um sátiro de joelho segurando como pedestal um exemplar do poema de Butler aberto exatamente na página com o canto 15, para que o querubim execute o trabalho de esculpir o monumento. A direita está Britânia repousando e apoiando-se em um escudo e ao mesmo tempo com uma lança em seu braço direito e ainda com o esquerdo ocupado, suportando o fauno que segura o espelho, rindo desesperadamente, para que no final ela consiga mirar-se.
Sobre o tumulo o poeta retratado no centro do rico medalhão com tentáculos de louro e envolto com fita de seda com o seguinte dizer: "BORN. 1612. AUTHOR OF. W.SAMUEL. BUTLER. HUDIBRAS. DIED. 1680".

Na esquerda no terceiro plano, bem ao fundo, um pedestal em forma de pirâmide está esculpido o poeta coroado, a sua direita um cavaleiro aponta para o personagem e a sua esquerda ajoelhado a morte alada louvando e bendizendo o autor de Hudibras.
_________________________
_________________________
CLIC NESTE LINK
_________________________
fale com nossa diretoria
libanoatallah@terra.com.br  

artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah