domingo, 13 de novembro de 2016

MUSEU CASA DO PONTAL - ESPAÇO CULTURAL - EXPO COLETIVA "3 A UMA"

MUSEU CASA DO PONTAL
ESPAÇO CULTURAL

Pauta - Grátis - Documentário do Museu Casa do Pontal será exibido no Centro Cultural da Justiça Federal
De:
Comunicação Museu Casa do Pontal <comunicacao@museucasadopontal.com.br>
Para:
Enviado em: Dom 13/11/16 03:15
Recebido em: Dom 13/11/16 03:15
Boa noite,
Segue abaixo sugestão de pauta para o veículo.
Rende uma notinha?
Att,
Chandra Santos
Comunicação
Escritório Administrativo
Telefax: 55 21 2205-3008 / 2558-2023

____________________________________________________________
O Museu Casa do Pontal teve o curta metragem "ARTE, FÉ E FESTA: JUAZEIRO DO NORTE, CE" selecionado para ser exibido na IV Mostra de Filmes da VI Semana Fluminense do Patrimônio, que acontecerá nos dias 16 a 20 de novembro de 2016, no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro – RJ). O filme terá duas exibições: na quarta-feira, dia 16/11, às 15h30 e na sexta-feira, dia 18/11, às 15h30. As sessões serão gratuitas mediante distribuição de senhas.

Dirigido por  Angela Mascelani (documentarista e antropóloga) e por Lucas Beuque (documentarista e fotógrafo), o curta “ARTE, FÉ E FESTA: JUAZEIRO DO NORTE, CE” se passa durante a procissão de Nossa Senhora da Candeias, realizada em Juazeiro do Norte, Ceará. Trata-se de uma festa religiosa católica, que atrai grande número de romeiros, que vem agradecer graças recebidas, fazer pedidos e celebrar. Devido ao grande afluxo de visitantes na cidade também é um momento importante de difusão da arte popular local. O documentário aborda a vida dos artistas, suas histórias, seus lugares de trabalho e suas visões sobre arte, artesanato e a relação desta produção com o cotidiano, a festa e os rituais festivos religiosos.






 MUSEU CASA DO PONTAL:
O Museu do Pontal foi inaugurado em 1976 pelo design francês Jacques Van de Beuque. É um dos principais museus do país e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Suas obras contam histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens de Jacques pelo Brasil. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 216 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. O museu já realizou mais de 70 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 15 países, além de já ter sido visitado por milhares de estudantes, moradores do Rio e turistas.

Admirado por personalidades estrangeiras como o escritor José Saramago, aplaudido por brasileiros como o músico Gilberto Gil e pela futebolista Marta, reconhecido como Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é fundamental nos roteiros cariocas.  Definitivamente um passeio completo, deslumbrante e imperdível para adultos e crianças.

É considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como extremamente relevante, segundo pesquisa da Embratur. Em 2013, foi eleito pela Revista Época o terceiro melhor museu do Rio de Janeiro. Foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

No dia 23 de junho deste ano, foi anunciado o início das obras da nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca. O Museu do Pontal será transferido para um terreno de 14 mil metros quadrados na Avenida Célia Ribeiro. A prefeitura fez a cessão do local por um período de 50 anos renováveis e a administração do Museu fará o gerenciamento do novo espaço cultural. Durante o período de obras, a antiga sede continuará aberta ao público no Recreio dos Bandeirantes promovendo visitas educacionais, exposições, seminários e shows.

Vídeos integrados da mensagem
____________________________________________________________


 _____________________________________________________

Como chegar ao Museu Casa do Pontal
A melhor forma de chegar no Museu Casa do Pontal é de transporte público. No entanto haverá estacionamento gratuito na área externa do Museu Casa do Pontal limitado aos 10 primeiros carros que chegarem. E uma corrida de táxi/UBER entre o Recreio Shopping e o Museu Casa do Pontal fica em torno de R$ 15.

Utilizando o transporte público é possível chegar das seguintes formas:
Ø  Pegar o ônibus Integrada 8 e descer no Terminal Terreirão e pegar o ônibus 823 (Recreio X Vargem Grande), descendo na Estrada do Pontal, em frente ao Museu Casa do Pontal.
Ø  Outra opção é pegar qualquer ônibus BRT Parador sentido Recreio, descer na estação Guiomar Novaes. Dirigir-se ao Terminal Terreirão e pegar o ônibus 823 (Recreio X Vargem Grande), descendo na Estrada do Pontal, em frente ao Museu Casa do Pontal.
Ø  Outra opção é pegar o metrô e descer na estação Jardim Oceânico (Linha 4). Ir para o Terminal Jardim Oceânico e pegar o ônibus LECD25 (Jardim Oceânico x Recreio), descendo na Estrada do Pontal, em frente ao Museu Casa do Pontal.
Sobre o Museu Casa do Pontal
Admirado por personalidades estrangeiras como o escritor José Saramago, aplaudido por brasileiros como o músico Gilberto Gil e pelo carnavalesco Paulo Barros, reconhecido como Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é fundamental nos roteiros cariocas.  Definitivamente um passeio completo, deslumbrante e imperdível para adultos e crianças. Localizado em um sítio de 5.000 m², o espaço reúne 8.500 peças de formas, materiais e estilos diferentes de autoria de mais de 300 artistas, de 24 estados do país. São quilômetros de histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens pelo Brasil do designer francês Jacques Van de Beuque, dono de um acervo riquíssimo que recobre a produção de arte popular a partir do século XX.
Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo pesquisa da Embratur, o Museu Casa do Pontal está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por mais de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
O Museu Casa do Pontal foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.
Atualmente, o Museu Casa do Pontal conta com o patrocínio institucional do Ministério da Cultura e do Itaú, parceria institucional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da UNESCO.
SERVIÇOS:
BEM-ESTAR CULTURAL NO MUSEU CASA DO PONTAL
Domingo, 4 de junho de 2017, de 14h às 20h.
Local: Museu Casa do Pontal - Estrada do Pontal, nº 3295, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ.
Telefones: 2490-4013 e 2490-2429.
Terça a domingo e feriados, de 9h30 às 17h. Fechado na terça-feira de Carnaval.
Grátis (para instalação no jardim) e R$ 6 (meia-entrada). Entrada-franca para brasileiros todas às terças-feiras de 2017. Entrada franca para toda a força de trabalho acompanhada por mais uma pessoa da empresa Itaú, através da apresentação do crachá funcional. Mais informações: www.museucasadopontal.com.br
Redes sociais:
Página do Museu Casa do Pontal – www.facebook.com/museucasadopontaloficial
Instagram do Museu Casa do Pontal – www.instagram.com/museucasadopontal

Assessoria de Comunicação Museu Casa do Pontal
Chandra Santos
Telefax: 55 21 2205-3008 / 2558-2023 / 2245-2717


_________________________
_________________________
CLIC NESTE LINK
_________________________
fale com nossa diretoria
libanoatallah@terra.com.br  

artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah