terça-feira, 7 de maio de 2013

SOBREIMPRESSOS - CADERNO CULTURAL A REVISTA




"SobreImpressos"
Ocupação de Gian Shimada em site especifc, impressões e apropriações.


(...) Gian utiliza para suas impressões xilográficas, em grandes formatos, um duplo suporte. Não mais as imaculadas folhas de papel de algodão, específicas para impressões gráficas, mas folhas do Mapa das Artes do Rio de Janeiro e os muros da cidade(...)o suporte recusa um lugar de invisibilidade para assumir outros planos conceituais evocados pelo mapa e pela cidade.Bidimensionalmente, o mapa colorido que marca o lugar das galerias e instituições artísticas impõe à massa negra da imagem xilográfica um diálogo cromático, que também ironiza o desejo de pertencimento a um circuito ao permanecer colado do lado de “fora” nos muros urbanos.


A geografia do circuito artístico é tencionada por essas colagens que disputam o espaço com outros eventos da cidade, ao mesmo tempo em que instauram e conquistam outros territórios na relação entre arte, cidade, galeria e museu. Esse fato é reforçado pela utilização da xilogravura nesse trabalho, pois a técnica que evoca a criação dosincunábulos é também a mesma da gravura de cordel, que na tradição brasileira, fala da vida cotidiana e é vendida na rua pendurada como roupa no varal. Assim, a escolha da xilo reafirma a proposição poética do artista no confronto entre pertencimento e exclusão de circuitos e lugares.
( Malu Fatorelli. Trecho texto catálogo exposição coletiva "Cadeira Virada"/ Galeria Cândido Portinari/ 2011.Decult:UERJ.)

Ocupação de Gian Shimada em site especifc, impressões e apropriações.
Rua do Oriente 123.
Tel. 22100289







_________________________

_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah