quarta-feira, 29 de maio de 2013

BAI FELIZ BUANDO, NO BICO DUM PASSARINHO - CADERNO CULTURAL A REVISTA

“BAI FELIZ BUANDO,
 NO BICO DUM PASSARINHO”


abertura: 5 de junho (quarta-feira), 18h-22h
Dumaresq Galeria de Arte
rua Professor Augusto Lins e Silva 1033, Boa Viagem, Recife, PE
segunda a sexta, 9h - 18h | sábado, 9h - 13h
em cartaz até 6/7/2013
(81) 3341-0129 | arte@dumaresq.com.br |
www.dumaresq.com.br

Fábio Carvalho apresenta obras das séries “Bai feliz buando, no bico dum passarinho” e “Em sendo patente...”, decorrentes da Residência Artística que fez em Portugal em 2012, durante o Ano de Brasil-Portugal. Esta é a nona exposição individual de Fábio Carvalho, e a primeira na Dumaresq Galeria de Arte.

As obras (bordado e objetos sobre tecido) contrapõem características frágeis e afetuosas femininas dos Lenços de Namorados, tradicionais da cultura lusitana nortenha, aos estereótipos de masculinidade e virilidade bruta vistos no universo militar: soldados, armas pesadas e camuflagem. Sua pesquisa surge da reflexão sobre como desde a infância são moldados os padrões de comportamento tidos como “corretos” para cada gênero, e como depois isto é reforçado e perpetuado na vida adulta pela sociedade.

Todas as obras foram inteiramente bordadas pelo próprio artista, pois segundo Fábio Carvalho “isto faz parte da dialética do trabalho, eu submeto meu próprio corpo e minha mente masculinos a um labor que é normalmente aceito como feminino”.



Bai feliz buando, no bico dum passarinho - n° 1 (detalhe)
série Portugal - lenços de namorados
tecido estampado, bico de crochê industrial, bordado à mão, pérolas e cristais falsos, miçangas
2012 | 56 x 59 cm

Sobre o artista
Fábio Carvalho, artista carioca em atividade desde 1994, já realizou 8 exposições individuais e participou de mais de 80 exposições coletivas. Integrou importantes projetos de mapeamento da produção emergente no Brasil na década de 1990, entre estes o Antarctica Artes com a Folha, e o Rumos Visuais/Itaú Cultural. Fez exposições por quase todo o território nacional e já integrou mostras nos EUA, Alemanha, Reino Unido, República Tcheca, Portugal, Cuba, Argentina e Equador.
Participou das Residências Artísticas “Bordallianos Brasileiros”, na fábrica Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha (2011), junto com mais 19 artistas brasileiros, entre estes, Barrão, Tunga, Saint Clair Cemin, Vik Muniz; “Projecto Artistas Contemporâneos”, na fábrica Porcelana Vista Alegre, em Ílhavo (2011), tendo sido o primeiro artista brasileiro a participar do projeto; e “Maus Hábitos”, no Porto (2012), todas em Portugal.
Tem mais de 60 obras em coleções públicas e particulares: Gilberto Chateaubriand / MAM-RJ - RJ; Vieira Resende Barbosa & Guerreiro Advogados – RJ; Centro de Arte Contemporáneo Wilfredo Lam - Havana – Cuba; entre outras coleções.



Galeria Dumaresq
Rua professor Augusto Lins e Silva 1033 , Boa Viagem, 51130-030 Recife
5 de Junho às 18:00 até 6 de julho às 13:00 em UTC-03


_________________________
_________________________
CLIC NESTE LINK
_________________________
fale com nossa diretoria
libanoatallah@terra.com.br  


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah